top of page
  • Foto do escritorMárcio Matos

Potencial do Mercado de Energia Solar no Brasil

Atualizado: 16 de ago. de 2020

Em 2019, o mercado de energia solar no Brasil cresceu mais de 212%, alcançando a marca de 2,4 GW instalados. Segundo a Aneel, foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, correspondendo a R$ 4,8 bilhões e 15 mil profissionais. trabalhando na área.



Por ser um país com altos índices de irradiação solar, podemos dispor de um bom desempenho dos sistemas fotovoltaicos a partir dos fatores climáticos, uma vez que sua eficiência em determinadas regiões pode ser muito mais satisfatória por meio da captação dos raios solares.


Além disso, outros aspectos contribuíram para a maior utilização de energia fotovoltaica no Brasil, como por exemplo a crise hídrica que encareceu o preço da energia, os incentivos governamentais, como as linhas de financiamento de energia solar com prazos de pagamentos prolongados e juros mais baixos, além da diminuição do custo para aquisição de painéis solares.


O mercado de energia solar em 2020


Desde junho de 2020, o Brasil conta com 2,928 GW de potência instalada em energia solar, correspondendo a 1,6% de toda a matriz energética brasileira e à porcentagem de 99,8% de toda micro e minigerção distribuída em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.


A previsão é de que, ainda em 2020, o Brasil contará com 174 mil sistemas fotovoltaicos on-grid, representando 0,21% do total das unidades consumidoras do nosso país. Estima-se que, em 2024, haverá, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede no território brasileiro.


Veja, abaixo, o infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) sobre a energia solar fotovoltaica no Brasil:


Energia Solar, invista certo! Vamos conversar?

Curte, Comente e Compartilhe esse post com mais pessoas.

bottom of page