top of page
  • Foto do escritorMárcio Matos

É caro investir em Energia Solar? Vale a pena?

Atualizado: 6 de set. de 2020



Energia Solar e seu Crescimento no Brasil

📈 A potência instalada de geração solar fotovoltaica do Brasil apresentou crescimento de cerca de 1 GW entre janeiro e maio de 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O volume total do país atingiu a marca de 5,5 GW.


No Brasil, são mais de 64 mil imóveis com instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica e esse número aumenta muito a cada ano.


Toda essa popularização da fotovoltaica fez com que os custos da tecnologia registrassem uma queda de 83% em relação a 2010.

"O que você acha mais caro: Continuar pagando uma conta de luz que sobe todo ano ou investir em um gerador solar que irá permitir a você reduzir em até 90% esse valor por mais de 25 anos?

Márcio Matos, Diretor da VixFire Energia Solar.


Desejo dos brasileiros pela Energia Fotovoltaica

Ter Energia Solar no imóvel é a vontade da maioria dos brasileiros, nesse ponto não existem dúvidas. Uma prova disso foi a pesquisa encomendada pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) e realizada pelo Ibope em junho de 2018. Das 2.002 pessoas entrevistadas, 89% delas responderam que gostariam de gerar a própria energia como solução para as contas de luz muito altas.

“Há um interesse cada vez maior da população, das empresas e também de gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e estacionamentos para gerar energia renovável localmente, economizando dinheiro e contribuindo na prática para a construção de um País mais sustentável”. Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Conheça os 5 principais benefícios em investir na Energia Solar:

1º Valorize seu bem: É fato uma casa com energia solar vale mais do que outra sem. O que você prefere uma casa onde você paga a conta de luz ou uma casa que gera a sua própria energia?

2º Economia na conta de luz

Esse é o principal atrativo. Segundo a Absolar, com a utilização do sistema é possível chegar a 90% de economia e o investimento costuma sair em torno de R$ 15 mil, pensando em uma residência da média brasileira, para uma família de quatro pessoas. Dependendo do tamanho do imóvel, do consumo de potência e dos equipamentos utilizados, é necessária uma quantidade maior de módulos fotovoltaicos.


3º Retorno do investimento em curto prazo

Para fazer a utilização do sistema residencial é necessário um investimento inicial, mas o retorno não demora e o novo equipamento se paga em um prazo de 4 a 7 anos, dependendo de como a energia é utilizada. Após esse período, a economia é lucro.


Você sabia? A poupança rende em média 3,5% ao ano. A energia solar fotovoltaica retorna entre 8% e 18% ao ano.

4º Pouca manutenção

Outra vantagem do sistema solar residencial é o seu período de revisão, que é considerado baixo. A limpeza dos módulos (painel solar) pode ser feita pelo próprio consumidor, o que já reduz gastos, e só precisa ser feita quando as placas estiverem muito sujas, o que demora a acontecer, já que a própria chuva ajuda na limpeza da poeira. No entanto, uma vez por ano é necessária uma inspeção elétrica do seu sistema, para que ele siga trabalhando com qualidade.

5º Vida útil

Após a instalação das placas fotovoltaicas, o período de vida útil é considerado longo: mais ou menos 25 anos. A instalação que chegar ao seu 25º ano de utilização, provavelmente ainda terá 80% das suas funções sadias em comparação com o dia da instalação inicial.


Outro aspecto a ser avaliado é a redução do impacto ambiental. A construção de usinas hidrelétricas compreende a inundação de grandes áreas, devastando a flora e fauna, além de prejudicar diversas populações ribeirinhas. Isso sem contar com os gastos a mais pelas linhas de transmissão. Imagina quanto custa a eletricidade vir de Itaipu para Belo Horizonte, por exemplo? Isso tudo não existe com a energia solar fotovoltaica.


Sobre valores

A grande variação de preço entre os fornecedores é relacionada a cotação do dólar, à qualidade dos componentes utilizados (eficiência) e fatores como a complexidade da instalação. Se fossemos comparar com carros, os sistemas mais baratos poderiam ser comparados com um carro da marca "Hyundai " e os mais caros com um carro da marca "BMW / Lexus". Deixamos para você decidir qual faz mais o seu estilo!


A energia Solar é mais barata que a energia que você compra na rede: Um fato! Se você pegar toda o custo de investimento em energia solar para empresa ou residência somar isso com a manutenção mínima que terá ao longo de 25 anos e dividir esse valor pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico o preço que você pagou pela energia solar é mais barato que o da rede elétrica. Nós pode te ajudar com o cálculo. Veja esse outro dado:

Acompanhe mais sobre o assunto nessa matéria da Gazeta Notícias - Sustentabilidade!

Energia Solar, invista certo! Vamos conversar?

Curte, Comente e Compartilhe esse post com mais pessoas.

Commenti


bottom of page